quinta-feira, 28 de maio de 2009

Música e Cidadania

Já é de conhecimento geral o valor da música como agente transformador de ânimos e situações. Basta lembrar do famoso chavão “quem canta os males espanta”, porém, são poucos os que associam a música com seu poder de transformar a sociedade, conferindo valores e dignidade à jovens carentes, que através de sons e danças tornam-se efetivamente cidadãos, integrados à comunidade.

Por meio das entrevistas realizadas com os profissionais das Instituições citadas, percebe-se que estes são movidos pela certeza de que estão fazendo algo pelo Brasil, país carente em atividades culturais. Quando questionados sobre qual o significado de desenvolver um projeto cultural num país que monopoliza a cultura do espetáculo,
José de Oliveira Santos, professor de História e educador popular, diz"o significado da realização dos projetos culturais é combater a tentativa de empobrecimento ético e estético que a industria cultural nos impõe". E Murilo Alves, do Projeto Ciranda, finaliza: “significa (...) preencher a lacuna deixada por uma política cultural que fornece o efêmero a uma comunidade e que não se preocupa em desenvolver nesta comunidade a mínima possibilidade de desenvolvimento pleno”.

É com o intuito de apresentar este aspecto da música, que corresponde à missão de instituições como Projeto Ciranda, de Mato Grosso,
Casas Taiguara, Escola de Samba Vai-Vai e Meninos do Morumbi, todas de São Paulo, que teve realização essa reportagem. Afinal, esse não é o tipo de assunto que ocupa lugar nas discussões cotidianas.
Por Caroline Zeine, Flávio Luz, Priscila Ramires e Stefanie Francine

Nenhum comentário:

Postar um comentário