quinta-feira, 28 de maio de 2009

Música é estímulo para desenvolvimento de jovens, acredita Murilo Alves

Murilo Alves, coordenador pedagógico do Projeto Ciranda, fala sobre o aspecto institucional do trabalho de inclusão pela música e enumera os desafios que os profissionais enfrentam. Empenhados em garantir uma ocupação para as crianças e até mesmo ajudá-las a descobrir suas vocações, já que segundo Alves muitas delas se tornam artistas, os profissionais do Projeto Ciranda geram resultados, fruto do trabalho intenso e apaixonado de profissionais que amam suas causas.
Veja abaixo trechos da entrevista realizada com o coordenador pedagógico do Projeto Ciranda:

Quais mudanças são observadas após o trabalho sistemático com música?

R: A atividade musical traz consigo uma série de possibilidades de estímulo ao desenvolvimento do aluno, isso ao longo do período de aprendizado é transmitido ao mesmo,de modo que temos observado jovens se desenvolverem enquanto artistas e de modo geral como pessoas melhores, mais conscientes de sua atuação no mundo. Isso é difícil de ser medido, não desenvolvemos ferramentas pra isso, entretanto os resultados do projeto aliado ao entusiasmo dos pais é um bom indicativo de que trilhamos um caminho seguro.

A idéia da integração através da música é um projeto social ou tem vista à formação profissional dos jovens?
R: Buscamos unir as duas possibilidades, o aluno tem a iniciação através de classes de ensino coletivo (sopro, percussão e cordas) e no segundo ano, dependendo de seu desenvolvimento, passa a ter aulas individuais. A partir do momento que detectamos o interesse do aluno em profissionalizar-se, procuramos dar as condições necessárias.

Qual o perfil dos profissionais que trabalham nos projetos?
R:De modo geral procuramos identificar profissionais que buscam um espaço para desenvolver seus projetos, não apenas pessoas que serão um funcionário do projeto. Em especial no primeiro ano de curso (ensino coletivo) trabalhamos com educadores musicais com graduação em licenciatura em música.


Qual o maior desafio para um profissional que produz trabalhos sistemáticos, como o senhor faz, com crianças e jovens carentes?
R:Na parte de gestão é buscar soluções para questões ligadas à sustentabilidade.
Na parte do ensino é buscar desenvolver ferramentas e metodologias que propiciem uma apresentação significativa do teor música para os alunos, independente da idade “musical” de cada um. Se este objetivo é alcançado inúmeras possibilidades estarão agregadas.
Por Flávio Luz e Caroline Zeine

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